MANUTENÇÃO AR CONDICIONADO: DEVO FAZER?

Durante os dias mais quentes o ar condicionado se torna o principal companheiro das famílias. Em empresas, o aparelho é quase obrigatório.

A falta de cuidado, limpeza e manutenção do ar condicionado é um dos principais responsáveis pela proliferação de doenças respiratórias, alergias, irritações e disseminação de odores desagradáveis no ambiente.

Com a manutenção do ar condicionado, o ambiente fica mais saudável, reduz o custo de energia, prolonga a vida útil do aparelho e evita a queima de compressores e motores, que tem alto custo para conserto.

Para ter um ar condicionado ainda mais limpo e livre de bactérias, o ideal é fazer a manutenção do ar condicionado completa duas vezes por ano. Por isso conte com a JN Refrigeração para realizar a manutenção ou adquira o Curso de Manutenção Preventiva de Ar Condicionado.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

É a necessidade de estabilizar o equipamento nas suas condições normais de funcionamento ou originais de fábrica, analisando e substituindo componentes defeituosos que contribuíram mau funcionamento, com isto fazendo o mesmo parar de funcionar totalmente ou parcialmente.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

É o ato de monitorar e manter o equipamento em condições apropriadas de uso e conservação do aparelho, devemos entender que mesmo prevenindo não significa que o aparelho de ar condicionado não irá gerar uma manutenção corretiva, mas a probabilidade de acontecer é pequena, pois o aparelho sendo monitorado e conservado constantemente pudemos entender que será mais difícil apresentar quaisquer defeitos do que aquele ar condicionado abandonado, sem manutenção, monitoração e limpeza.

Aumento do rendimento
Prolongamento da vida útil do equipamento
Evita quebras, reduzindo os gastos com trocas de peças
Reduz o consumo de energia
Proteção contra intempéries (sol, chuva, etc..)
Manter os aparelhos limpos evita a concentração de ácaros, fungos, mofos e bactérias, mantendo o ar sempre puro
Respeito a Legislação (portaria 3.523/98 – Ministério da Saúde.)

MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO DO TIPO SPLIT

Devida sua disposição menos rigorosa do que os sistemas de ar condicionado industriais onde se utiliza técnicas mais avançadas para este tipo de equipamento.

Caso o equipamento de ar condicionado split não esteja muito envolvido com a sujeira interna coletada através do funcionamento da turbina, basta desmontar a carenagem da evaporadora lavá-las e na sequência realizar uma boa limpeza na serpentina, turbina, filtros e dreno, higienizar com produtos anti-fungos e bactérias, após este procedimento verificarmos as pressões do gás refrigerante, se possível realizar um tratamento nas tubulações com sistema de vácuo e complementar o gás, temos que observar outro ponto fundamental que é a corrente circulante em que o ar condicionado está operando, após todos estes procedimentos, por fim observar a aparência do equipamento em questão de coxins que sustentam o compressor, ferrugens em sua carenagem lado externo e realizar lubrificações e reformas necessárias.

MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO INDUSTRIAL

O ar condicionado de maior porte como splitão, chiller e self que operam em um sistema diferente dos splits convencionais, já exigem técnicas mais avançadas para realizar suas manutenções, envolvendo limpeza de dutos e grelhas de saída de ar. Outra diferença do ar condicionado industrial em relação ao split é que o industrial tanto compressor como condensador ficam quase unidos do lado externo, um ponto negativo é que quase todas as empresas que trabalham com este modelo de ar condicionado, somente efetuam a manutenção nos equipamentos do lado externo ficando a limpeza de dutos para outra empresa especializada no setor.